Ayurveda

AYURVEDA é o nome dado à “Ciência” médica desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais da Humanidade.

Ayurveda significa, em sânscrito, Ciência (Veda) da Vida (Ayur), ou o Conhecimento da Vida e da Longevidade. Continua a ser a medicina oficial na Índia e tem-se difundido por todo o Mundo como uma técnica eficaz de Medicina Tradicional.

A doença, para a Ayurveda, é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da Vida. Como ciência integral, considera que a doença se inicia muito antes de chegar à fase em que finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la.

A Ayurveda baseia-se nos cinco elementos que formam toda a manifestação material do universo. São eles Éter, Ar, Fogo, Água e Terra. Toda a matéria que existe no universo provém destes 5 elementos, inclusive o corpo humano. De acordo com o Ayurveda, quando algum dos 5 elementos está em desequilíbrio no corpo do indivíduo, inicia-se o processo da doença.

Segundo essa tradição, os seres humanos são influenciados pelos 5 elementos através do dosha. Os doshas são Vata, Pitta, e Kapha. Todas as pessoas possuem os três doshas, mas em diferentes proporções. Quando há excesso ou carência de um dos doshas, há um desequilíbrio que pode originar uma doença.
Para mantermos um corpo saudável e uma mente limpa é importante fazermos uma rotina diária, uma dieta correcta, o devido exercício físico, meditação e um meio ambiente pacífico.

Quando os doshas se encontram em desequilíbrio, Ayurveda oferece várias terapias de desintoxicação/redução, tais como Abhyanga, Pinda Sweda, Udwartana, Indian Head Massage, Yoga Massagem Ayurvédica, Swedana, Nasya, entre outras.

Surgida na cultura dos Vedas (antiga etnia indiana), não é apenas uma das mais antigas é sim uma das mais completas técnicas naturais para reestabelecer o equilíbrio físico e psíquico.